terça-feira, 22 de maio de 2018

Viagem Europa 2018 - França (parte 17)

O dia amanheceu nublado, fizemos o deságue, abastecimento e fomos para a estrada. Em menos de 20km entrávamos em Luxemburgo! Um grande congestionamento (por obras) nas 3 pistas da auto-estrada. Como já visitamos Luxemburgo (2014), seguimos viagem.
Pouco antes da fronteira, aproveitamos para encher o tanque €1,10/litro (na Alemanha €1,25/litro e na França €1,40/litro), o posto, obviamente, estava lotado...
Entrando em Luxemburgo - San&Dan

Estacionamento no Posto de Abastecimento - San&Dan

Canal e eclusa, pela estrada - San&Dan
Ao meio-dia, chegamos ao Camping Municipal de Metz, na França, na bela margem do Moselle. É um camping simples, umas 50 vagas, mas com dificuldade para estacionar, pois o terreno é bastante inclinado. Fizemos como a maioria: colocamos o motorhome atravessado na vaga. O centro da cidade antiga fica apenas 10 minutos de caminhada.

Metz: hoje com cerca de 130 mil habitantes; Indícios citam a ocupação celta no local, entre os séc. V e III a.C. Depois os romanos a denominaram Dividurum, construíram termas, aqueduto, anfiteatro e, a partir do séc. VI já com o nome atual. Em 451, o huno Atila, combatendo os romanos, incendiou a cidade. Recuperada, integrou o Império Romano Germânico no século X e, a partir de 1179 tornada República de Metz viveu seu período progressista até 1552, quando foi anexada à França. Remodelada por Luis XV, passou ao domínio alemão em 1871, com construção de muralhas e fortes. Voltou a ser francesa em 1918, mas a 2ª Guerra a anexou à Alemanha, sendo libertada após 1944. Hoje é capital da região da Lorraine.
Torreão da antiga Igreja Luterana - San&Dan
Aproveitamos para lavar e secar roupas nas máquinas do camping e, após as 15:00h, fomos passear na cidade. As primeiras impressões encantam: o rio e canais recortam a cidade, com várias pontes, jardins e janelas floridas no entorno.
Prédios e canal - San&Dan

Algumas pontes, flores, paisagem tranquila - San&Dan
No Tourist Office fomos muito bem atendidos, com as explicações embora em francês, mas, falado devagar, conseguimos compreender todas as informações.
Tourist Office Metz  - San&Dan
Caminhamos um pouco pelo centro e fomos ao mercado, pois no dia seguinte (domingo) o comércio e serviços estarão fechados e, a segunda-feira será feriado!
Ao retornamos para o camping com as compras, os patos nativos vieram ao redor, pedindo por comida, devem saber que humanos trazem comida nas sacolas...
Dando um pãozinho para os patos - San&Dan

Mamãe pata com 5 filhotes - San&Dan
Pela manhã, fomos passear no centro, começando pela imensa Catedral Saint-Étienne, séc. XIII-XVI, uma das mais altas da Europa (42m), e uma excepcional superfície de vitrais (6.500m2), com vários artistas responsáveis ao longo dos séculos (Hermann de Münster, Valentin Bousch, Marc Chagall, e vários outros).
Ao comparar o tamanho das pessoas com a nave e porta, fica-se perplexo com suas dimensões.
Catedral St.Étienne - San&Dan

Fachada frontal Catedral - San&Dan

Imensa nave (altura e comprimento) - San&Dan

A altura da porta - San&Dan

As dimensões da pia batismal - San&Dan

Parte dos vitrais - San&Dan
Depois, passeamos pelo Marché Couvert, com grande diversidade de frutas, legumes, queijos, peixes, carnes, pães...
Bonitas construções - San&Dan

Teatro e hotel - San&Dan
Hôtel de Ville (prefeitura)- San&Dan
Andando mais pelas ruas do centro, visitamos a igreja St.-Segolene (parte do coro séc. XIII, o restante séc. XIX). Com pinturas e mosaicos muito antigos (séc. XIII), que precisam de urgente atenção e restauro.
Igreja St. Segolene - San&Dan

Pintura e mosaico - San&Dan

Parte do cadeiral com veludo vermelho - San&Dan
Dali, descemos até o rio, para ver o antigo Moulin des Thermes, com pequenas comportas (desativadas). Percorremos ruas e vielas até chegarmos de volta ao camping.
Moulin des Thermes e a divisão do rio - San&Dan

Mais uma simpática ponte - San&Dan
Nova igreja luterana - San&Dan
Barco movido a energia solar! - San&Dan
Dia seguinte, fomos para a estrada, pelas secundárias, tranquilas, curvas, passando por pequenas vilas.
Em Braucourt, fizemos parada, pois vimos uma feira de antiguidades nas ruas. Uma infinidade de peças antigas e lindas, a custo reduzido... Pensamos que, morássemos perto, poderíamos adquirir muitas. Compramos uma antiga miniatura de ferro de passar roupas, em bronze, perfeitíssima. Vai compor nossa coleção destas peças.
Rodovia estreita, pelo interior da França - San&Dan

Feira de antiguidades em Braucourt - San&Dan
Em Brienne-le-Chateau, fotografamos um castelo no alto do morro (fechado), com curiosa ponte em arco sobre a rua principal. Também visitamos a igreja St. Pierre e St. Paul (séc. XIII à XVI).
Pela estrada, vimos uma grande área militar e, na cidade, lemos a história de que ali foi uma das doze escolas militares de Napoleão (1779-1784).
Arco do castelo em Brienne - San&Dan

História de Napoleão e a cidade de Brienne - San&Dan

Hôtel de Ville Brienne - San&Dan

Igreja St. Pierre e St. Paul - San&Dan

Detalhe de um antigo altar lateral - San&Dan
Mais um pouco de estrada, avistamos ao longe um lindo moinho de vento, girando. E lá fomos por uma longa estradinha sinuosa para fotografá-lo. Mas mesmo percorridos uns 5km, não conseguimos acessá-lo de perto.
Moinho de vento  (fundos) - San&Dan

Moinho de vento (frente) - San&Dan
Às três da tarde chegamos no Camping Municipal de Troyes, atendimento poliglota e muito gentil, amplo espaço verde, uma centena de vagas, com sanitários, duchas, lavatórios,.. recém reformados, tem até piscina!.
Camping Municipal de Troyes - San&Dan

Kombi caravana - San&Dan

Troyes: hoje com cerca de 70 mil habitantes, foi fundada pelos romanos, então denominada “Augustobona Tricassium”. Depois, ocupada pelos hunos, também em 451, na Batalha dos Campos Cataláunicos, Átila foi vencido e a cidade libertada. Na Idade Média, a cidade foi a capital de um condado independente e, no século XII, foi unida à coroa da França graças ao casamento de Joana de Champanha com Filipe, o Belo, depois coroado rei da França (1285) sob o nome de Filipe IV.

Turist Office, centro de Troyes - San&Dan
Pela manhã, feriado, fomos passear no centro, com o ônibus. Descemos na Catedral St. Pierre e St. Paul (séc. XIII-XVII); um exemplo de arquitetura gótica da França, também de grandes dimensões, com imensa área de vitrais multicoloridos (alguns do séc. XIII). O enorme órgão é de 1793, com anjos músicos entalhados na madeira.
Catedral St. Pierre e St. Paul - San&Dan

Imensa nave (observa-se pelo tamanho das cadeiras) - San&Dan

Altar e vitrais coloridos - San&Dan
San ao lado de uma das colunas (dimensões) - San&Dan
Caminhamos pelas ruelas até chegarmos no Coração de Troyes: uma fonte, considerada o ponto central da cidade. Olhando o mapa, observa-se que a ilha central da cidade, tem o formato de um coração.
Coração de Troyes - San&Dan

Menininha birncando na fonte - San&Dan
Visitamos Les Halles (mercado), em frente a Igreja St. Remy (fechada).
Igeja St. Remy - San&Dan

Mercado  Les Halles - San&Dan
Retornamos para a Basílica de St. Urbain, gótica, fundada por Jacques Pantaleón em 1185, que foi escolhido como Papa Urbano IV em 1261. A basílica é pequena, necessitando de urgente restauro e limpeza. Os restos mortais do Papa Urbano IV estão ali depositados.
Basílica St. Urbain (foto em 2 partes) - San&Dan

Lateral da Basílica, gótica - San&Dan

Pia batismal - San&Dan
Caminhamos mais algumas quadras até a Igreja Ste. Madelaine (séc. XII), alterada no séc. XVI, externamente em restauro. Suas obras importantes são os vitrais e um belíssimo rendilhado em pedra, sobre o teto, na entrada do altar principal.
Igeja Ste. Madelaine - San&Dan

Lindo portal suspenso na entrada do altar - San&Dan

Colorido vitral do Gênesis - San&Dan
Órgão lateral - San&Dan
Caminhamos pelas ruas centrais (algumas antigas com um metro de largura) para fotografar as dezenas de seculares construções em enxaimel espalhados pela cidade.
Enxaimel de Troyes - San&Dan

Trigêmeas - San&Dan

Vermelho chama a atenção - San&Dan

Mais trigêmeas - San&Dan
Percorremos a curiosa Rue de les Chats (Rua dos Gatos), com pequeno beco, onde os prédios em enxaimel estão inclinados, quase encostados na parte superior.
Prédios inclinados, quase encostados - San&Dan

Beco dos gatos - San&Dan

Escultura do Gato - San&Dan
Fotografamos o Hôtel de Ville (prefeitura), e outros lindo edifícios pela cidade.
Castelinho enxaimel - San&Dan

Restaurantes famosos - San&Dan

Hôtel de Ville (prefeitura) - San&Dan
No início da tarde, visitamos a Igreja St. Jean au Marché (séc. XII), com vitrais retratando várias passagens bíblicas, algumas esculturas lindas e antigas. Infelizmente, a igreja está com sérios problemas estruturais, diversas formas de contenção e suporte estão sendo testadas (madeira, concreto, vigamento), mas ainda não conseguiram uma solução definitiva.
História: Nesta igreja, em 1420, ocorreu o casamento do Rei da Inglaterra, Henri V, com a Catherine de France, filha do Charles VI, Rei da França. O enlace teve como conseqüência o Tratado de Troyes, ali oficializado, cedendo o reino da França à Henrique V (ou seja, a França doada à Inglaterra foi o dote do pai da noiva!).
Fundos e topo da Igreja St. Jean au Marché - San&Dan

Nave da igreja, com pilares revestidos - San&Dan

Um dos imensos sinos retirados - San&Dan

Colorido vitral - San&Dan

Órgão escorado com madeira - San&Dan
Dali fomos a La Fontaine, onde tomamos o ônibus para retornar ao camping.
Santinho no canto do edifício - San&Dan

La Fontaine - San&Dan
Novo dia aproveitamos para ficar no camping e atualizar o blog. Amanhã seguiremos viagem.